sábado, 1 de setembro de 2007

Corinthians 97 anos de história

Amigos:

Encontrei no http://oblogdopaulinho.zip.net, jornalista super informado sobre esportes, principalmente das coisas do glorioso Sport Club Corinthians Paulista que hoje 1/09/07 completa 97 anos e compartilho com vocês.

Nasce o Corinthians

Em agosto de 1910, chega ao Rio de Janeiro, para disputar vários jogos, o Corinthian Team, equipe inglesa, formada por estudantes de Oxford e Cambridge que faziam sua segunda excursão pela América do Sul. Na primeira, em 1908, o clube londrino foi à Argentina sem passar pelo Brasil temendo o surto de febre amarela que assolava o país. Dois anos depois, em nova excursão, voltavam com jogos acertados com o Fluminense carioca. No Rio de Janeiro, os ingleses venceram de forma arrasadora, goleando o Fluminense (10x1), o combinado carioca (8x1) e o combinado de Brasileiros (5x2).

Com o impacto dessas grandes vitórias, a Liga Paulista acerta com o Fluminense uma viagem do time estrangeiro a ainda provinciana São Paulo, para a realização de jogos que teriam grande repercussão em toda a cidade.

A chegada do Corinthian Team a São Paulo recebeu grande cobertura da imprensa, sendo a delegação de ingleses acompanhada de multidões, que cercavam o Magestic Hotel, para conhecer os grandes esportistas do país do futebol.

Grande impacto também causaram as partidas disputadas, pois os ingleses venceram todos os times: AA das Palmeiras (2x0), em 31 de agosto; combinado paulista (5x0), em 2 de setembro; e São Paulo Athletic (8x2), em 4 de setembro. Os jogos no Velódromo reuniram grande público, que, com vibração e entusiasmo, acompanhou os lances, aplaudindo os atletas. Igualmente grande foi a cobertura dos jornais sobre as partidas, descrevendo as jogadas, bem como o comportamento da luxuosa torcida no campo e fora dele.

Entre os espectadores, que observavam encantados a maestria dos ingleses, estavam alguns moradores do Bom Retiro, que desejavam, já há algum tempo, montar um time para jogar futebol. Alexandre Magnani, Antonio Pereira, Salvador Bataglia, Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone e Anselmo Correia estavam entre os que assistiram ao Corinthian Team golear os brasileiros, decidindo, naqueles dias, formar uma equipe com o mesmo nome do
time inglês(1).

Em 1º de setembro, com os ingleses ainda em São Paulo, reúne-se no Bom Retiro, na Rua José Paulino, um grupo de 13 pessoas dispostas a formar um time de futebol e, em plena rua, escolhem a primeira diretoria, sendo designado presidente Miguel Bataglia. Em nova reunião, realizada em 5 de setembro, na casa do então presidente, deliberou-se a escolha do nome do time, que seria Sport Club Corinthians Paulista. Vencidas as propostas de outros nomes como Carlos Gomes e Santos Dumont, em face do impacto causado pelo clube inglês em São Paulo(2).
No salão de barbeiro de Salvador Bataglia(3), de há muito tempo já se cogitava da fundação de uma agremiação para jogar futebol, e que reunisse o pessoal da região do Bom Retiro, bairro de população humilde da cidade.

Agora formado o Corinthians e eleita sua primeira diretoria, inicia-se a luta para conseguir a bola, a camisa, a sede, o campo etc, visando à constituição de um clube de verdade, concretizando o sonho daquele grupo.(4)

_Notas:

(1) Outras sugestões de nome, como Carlos Gomes e Santos Dumont, apareceram na reunião de fundação do Corinthians sendo, no entanto, preteridas pelo nome da esquadra inglesa.

(2) O Corinthians inglês voltou a visitar o Brasil, em 1913. Suas relações com o Corinthians Paulista atravessaram décadas e décadas e, em 5 de junho de 1988, jogou-se partida amistosa no estádio do Pacaembu, entre os dois Corinthians, o inglês e o paulista. Esses laços fraternos entre os dois clubes transparecem nos cumprimentos pela conquista do time brasileiro do primeiro Campeonato Mundial de Clubes promovido pela FIFA, em 14 de janeiro de 2000. Parabenizando o time paulista pela conquista inédita, assim manifestaram-se os ingleses: "Por meio do presidente Jimmy Hill, seu presidente-executivo, suas comissões, diretores e jogadores de suas 15 equipes, Corinthian-Casuals Football Club gostaria de enviar calorosas congratulações para o Corinthians Paulista por seu sucesso na final do Mundial de Clubes da Fifa. Nós vibramos assistindo à final em rede, ao vivo, aqui pela BBC na Sexta-feira à noite e vibramos ainda mais em assistir ao goleiro Dida fazendo a defesa que efetivamente garantiu a Copa (assim como fez antes com o Real Madrid). Através de nossa comum descendência, nos sentimos refletidos do brilho de seu triunfo. Lembramos com muito prazer nossa visita em 1988, quando jogamos como 'Pai x Filho' no Pacaembu. Mas agora temos um ainda maior prazer que 'nosso' time é campeão do Mundo. Minhas congratulações para todo o Corinthians, passado e presente, de todos nós do Corinthian-Casuals. David Harrison, presidente-executivo."

(3) A barbearia de Salvador Bataglia (irmão do presidente Miguel Bataglia) foi utilizada para a realização das reuniões dos membros fundadores do SC Corinthians Paulista e localizava-se na esquina da rua dos Italianos com a rua Júlio Conceição, no Bom Retiro.

(4) Conquanto haja divergências sobre o número inicial de fundadores, já que a ata de fundação desapareceu no tempo, o primeiro grupo de 16 sócios eram; Alexandre Magnani, Antonio Alves Nunes, Alfredo Teixeira, Antonio Pereira, Antonio Vizzone, Anselmo Correia, Carlos Silva, César Nunes, Emílio Lotito, Felipe Valente, Joaquim Ambrósio, João da Silva, Jorge Campbell, Miguel Bataglia, Rafael Perrone, Salvador Lopomo (conforme De Vaney em "Campeão dos Centenários"). (Tomás Mazzoni, "História do Futebol Brasileiro", Ed. Leia, 1950, pp. 79-80; De Vaney et alli, op. cit.)