sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Brasileirão 2007: Penultima Rodada!

Falta duas rodadas para terminar o Brasileirão 2007: Veja a situação do seu time
Por Frederico (Calico)

Neste final de semana teremos a penultima rodada do campeonato brasileiro de futebol. Por incrível que pareça, apesar de termos o São Paulo como campeão por várias rodadas antecipadas, o clima continua quente por conta das equipes que lutam por uma vaga na Liberdadores/2008 e outras que lutam para não cair para a Segundona. Veja os jogos:

Sábado, 24/11

América/RN [20º] x [7º] Gremio/RS, 18:10, Machadão

O América/RN, já rebaixado, pega a Grêmio pela frente, que com 54 pontos está na 7a posição, ainda acredita conquistar uma vaga na libertadores. Precisa ganhar do América/RN, ganhar do Corinthians na última rodada e torcer por tropeços de Fluminense (joga com Juventude), Cruzeiro (joga com Sport), Palmeiras (pega a Internacional) e Flamengo (pega o Atlético/PR). Se dois desses concorrentes se derem bem, mesmo que o Grêmio/RS ganhe os dois jogos que tem pela frente, ainda assim não consegue a vaga para a Libertadores. Depende do tropeço de pelo menos 3 times à sua frente.

Fluminense [6º] X [19º] Juventude, 18:10, Maracanã [ao vivo pela SporTV]

O Fluminense, já classificado para a Libertadores, devido à conquista da Copa do Brasil, já não disputa mais nada. Já o Juventude, para não cair para a Segundona, precisa vencer o Flu e na última rodada vencer o Sport, torcer para tropeços de Paraná (contra Santos e Vasco), Goiás (contra Atlético/MG e Internacional) e Corinthians (contra Vasco e Grêmio). Uma vitória apenas de Corinthians ou Goiás já condena o Juventude à Série B de 2008. Para permanecer, teria que vencer as duas e torcer que o Corinthians conquiste apenas 1 ponto nos dois jogos restantes, dai ficaria em 16º pr ter mais vitórias que o Timão.


Domingo, 25/11

São Paulo [1º] X [8º] Botafogo, 16:00, Morumbi [ao vivo Rede Globo]

O São Paulo já campeão e classificado para a Libertadores, nem precisa comentar. Já o Botafogo, para conseguir uma vaga na Libertadores/2008, precisa de tropeços de Grêmio, Flumense, Cruzeiro, Palmeiras ou Flamengo. É muita combinação, tem que ter muita sorte para o Botafogo conseguir essa vaga, mas jogando bem e conquistando pelo menos 2 empates, já assegura uma vaga para a Sulmericana/2008.

Internacional [9º] X [4º] Palmeiras, 16:00, Beira-Rio

O Inter já não tem mais chances de alcançar o Palmeiras, está com 51 e só pode chegar a 57, mesmo número de pontos do Cruzeiro; o Palmeiras tem 58. Portanto luta apenas para manter a vaga da Sulamenricana/2008. Já o Verdão, além do Inter, ainda tem o Atlético/MG pela frente e não pode vacilar, já que tem Cruzeiro (joga com Sport e América/RN) e Grêmio (joga com América/RN e Corinthians) na sua cola. Tem o Flu também, mas já está classificado para a Libertadores/2008. Se o Palmeiras for ultrapassado pelo Flu, mas ficar em 5º, ainda assim conquista a vaga da mesma forma.

Flamengo [3º] X [10º] Atlético/PR, 18:10, Maracanã

O Mengão, que deu um salto impressionante na reta final do campeonato, defende a 3ª colocação não podendo vacilar, pois tem Palmeiras (joga com Inter e Atlético/MG), Cruzeiro (joga com Sport e América/RN) e Grêmio (joga com América/RN e Corinthians) na sua cola. Com relação ao Fluminense, usa-se a mesma regra citada no caso do Palmeiras, isso caso o Mengão fique em 5º lugar. Já o Furacão defende a vaga da Sulamericana/2008, pois tem Atlético/MG (joga com Goiás e Palmeiras), Figueirense (joga com Náutico e Botafogo), Vasco (joga com Corinthians e Inter) e Sport (joga com Cruzeiro e Juventude) na sua cola, lutando por essa vaga da Sulamericana/2008. Para se garantir, o Furacão precisa de pelo menos 1 vitória e 1 empate, isso pra não depender de outros resultados.

Paraná [18º] X [2º] Santos, 18:10, Vila Capanema [ao vivo pela SporTV]

Ao Paraná, só a vitória interessa. Mas interessa também a vitória do Atlético/MG sobre o Goiás e do Vasco sobre o Corinthians. Ainda tem pela frente o Vasco na última rodada. É uma parada difícil, mas acima de tudo, precisar fazer o dever de casa. Já o Santos defende a vice-liderança, que pode ser ameaçada por Flamengo (joga com Atlético/PR e Náutico) e Palmeiras (joga com Inter e Atlético/MG), além de Cruzeiro (joga com Sport e América/RN), Fluminense (joga com Juventude e com o próprio Santos) e Grêmio (joga com América/RN e Corinthians). Já está praticamente com a vaga para a Libertadores/2008 assegurada.

Sport [14º] X [5º] Cruzeiro, 18:10, Ilha do Retiro

O Sport faz parte de um seleto grupo de times que tem chances de entrar na zona de rebaixamento e lutar por uma vaga na Sulamericana/2008. Está a 6 pontos do Goiás [17º], e a 1 ponto do Atlético/MG [11º]. Se perder os dois jogos que faltam e o Goiás ganhar seus dois jogos, dependendo da combinação de resultados, o Sport pode até cair. Mas conquistando apenas 1 pontos nos dois jogos que faltam, já fica fora de risco. Já o Cruzeiro luta por uma vaga na libertadores, tem que vencer e torcer por tropeços de Palmeiras (joga com Inter e Atlético/MG), Flamengo (joga com Atlético/PR e Náutico) ou Santos (joga com Paraná e Fluminense). Já não depende só de si mesmo, um time que perdeu várias oportunidades de estar com a vaga garantida ou até mesmo ter lutado para tirar o título da mão do São Paulo.

Quarta-feira, 28/11

Figueirense [12º] X [15º] Náutico, 21:45, Orlando Scarpelli

O Figueira respira a tranquilidade de estar fora de risco de rebaixamento e luta para conquistar uma vaga na Sulamericana/2008, já que está tem o mesmo número de pontos que Atlético/MG, último classificado para a Sulamericana/2008. Já o Náutico, tanto pode conquistar uma vaga nesse torneio, como ainda é ameaçado por Goiás e Paraná a tomar seus lugares na zona de rebaixamento. Uma vitória apenas já tira o risco de rebaixamento do Naútico, que não dependeria de outros resultados para se garantir na primeira divisão do Brasileirão/2008.

Corinthians [16º] X [13º] Vasco, 21:45, Pacaembu [ao vivo Rede Globo]

O drama Corinthiano tomou para si toda a atenção do público do brasileirão, tomando requinte de novela mexicana. Mas nessas duas rodadas o Corinthians conta com uma grande vantagem: depende só de si próprio para não cair. O negativo é que tem pela frente o Vasco, um time que luta por uma vaga na Sulamericana, e vem jogando bem, mesmo fora de casa. A luta do Timão é de contrastes: se ganhar, se garante, mas não pode sequer empatar, pois nesse caso, pode ser ultrapassado por Goías e Paraná, caso esses times vençam. O Timão joga no mesmo dia e horário que o Goiás (que pega o Atlético/MG), mas já entra em campo sabendo do resultado do jogo do Paraná (que pega o Santos) no Domingo. Com certeza será um dos jogos mais vibrantes dessa 37ª rodada.

Atlético/MG [11º] X [17º] Goiás, 21:45, Mineirão

Além dos torcedores goianienses, os corinthianos também estarão atentos a esse jogo, pois para a torcida do Timão, somente a derrota do Goiás interessa. Já o Goiás pode até terminar o brasileirão fora da zona de rebaixamento, se puder contar com tropeços de Corinthians ou Náutico. Mas para isso precisa vencer seus dois jogos (Atlético/MG e Inter) e torcer para que o Náutico empate os dois jogos ou perca pelo menos um. No caso de ser ajudado pelo Timão, o Goiás pode até perder um jogo, desde que o Corinthians não pontue nessas duas rodadas finais. Aliás, se o Timão perder os dois jogos, um ponto apenas tira o Goiás da zona de rebaixamento, já que tem 12 vitórias contra 10 do Timão. Mas isso também depende dos resultados de Paraná e Juventude. Caso o Paraná vença um dos dois jogos, essa matemática toda já vai para o ralo. Então a grande verdade é que Goiás tem que primeiro ganhar, e depois rezar. Já o Atlético/MG se segura para se manter na zona da Sulamericana/2008. Sem chances de alcançar a zona da Libertadores/2008, tem que lutar para não ficar fora também da Sulamericana/2008, e para conseguir isso sem depender de outros resultados, tem que vencer ou vencer, já que o Figueirense vem logo atrás, com o mesmo número de pontos que o Galo mineiro (48).

Resumo das estatísticas

Libertadores

São Paulo (já classificado)
Fluminense (já classificado por ter vencido a Copa do Brasil)
Santos (precisa de 6 pontos)
Flamengo (precisa de 6 pontos)
Palmeiras (precisa de 6 pontos)
Cruzeiro (depende de tropeços de Santos, Flamengo ou Palmeiras)
Grêmio (depende de tropeços de Cruzeiro, Santos, Flamengo ou Palmeiras)
Botafogo (tem chances remotas, mas quem sabe por um milagre...)
Rebaixamento

América/RN (Rebaixado)
Juventude (Depende de Paraná, Goiás, Corinthians e Náutico)
Paraná (Depende de Goiás, Corinthians ou Náutico)
Goiás (Depende de Corinthians, Náutico, Sport ou Vasco)
Corinthians (precisa de 6 pontos)
Náutico (precisa de 3 pontos)
Vasco e Sport (precisam de apenas 1 ponto)