segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O final do Brasileirão está chegando e o drama aumenta...

Por Frederico (Calico)

O penultima rodada do Brasileirão ainda não teve todos os seus jogos realizados, mas já tem gente com o coração na mão, devido aos resultados do fim de semana.

Com a vitória sobre o América/RN (América/RN 0 X 3 Grêmio), o Grêmio ainda sonha com uma vaga na libertadores. É claro que depende dos resultados de Cruzeiro (pega o América/RN) e Palmeiras (pega o Atlético/MG). O América/RN jogou praticamente com o time reserva, pois está disputando a Copa RN paralelamente, que dá uma vaga para a Copa do Brasil.

O Juventude selou a sua participação na Série B/2008 ao perder para o Fluminense (Fluminense 3 X 2 Juventude). Com 38 pontos, o time gaúcho não pode mais alcançar nem o Paraná, então está matematicamente rebaixado para a Segundona do ano que vem. Para o Flu, nada a declarar, fez a sua parte dentro de campo, e como já estava classificado para a Liberatdores/2008, está apenas cumprindo tabela e se fazendo testes para a próxima temporada.

O São Paulo fez uma grande festa na entrega do troféu de campeão brasileiro de 2007, no Morumbi. Mas por pouco o Botafogo azeda a festa do Tricolor, chegando a vencer o jogo por 2 gols de diferença. Mas com gols de Aloísio e Richarlyson, o São Paulo arrancou um empate (São Paulo 2 X 2 Botafogo), para a alegria dos mais de 30.000 torcedores que compareceram ao Morumbi para prestigiar a "festa da taça". Já o empate para o Botafogo tira qualquer chance, mesmo que por mais remota de que seja, de disputar uma vaga para a Libertadores/2008, e em relação à vaga da Sulamericana/2008, pode ser alcançado apenas pelo Atlético/MG, que joga quarta-feira com o Goiás. Mas o Botafogo só depende de si mesmo.

O Palmeiras perdeu para o Inter no Beira-Rio (Inter 2 X 1 Palmeiras), mas poderia ter conquistado pelo menos 1 ponto, já o árbitro Jorge Tardelli anulou um gol legítimo de Makelele no final do primeiro tempo. Mas a sorte do Verdão foi grande, já que mesmo com a derrota, acabou se beneficiando da derrota do Cruzeiro para o Sport, a continuou ocupando a 4ª colocação, não perdendo a autonomia na disputa pela vaga da Libertadores/2008. E com essa vitória, o Inter assegurou a vaga para a Sulamericana/2008.

O Flamengo confirmou a ótima fase vencendo o Atlético/PR no Maracanã (Flamengo 2 X 0 Atlético/PR) e com isso, garantiu a sua vaga na Libertadores/2008, diante de 87.000 torcedores. E o Atlético/PR pode agora perder a vaga da Sulamericana/2008 para o Atlético/MG, que joga quarta-feira com o Corinthians.

O Cruzeiro perdeu a grande oportunidade de recuperar a 4ª posição (Sport 1 X 0 Cruzeiro) e a vaga na Libertadores/2008 com a derrota do Palmeiras para o Inter. Se apenas empatasse com o Sport, empataria em pontos com o Verdão, mas ganharia a 4ª colocação pelo número de vitórias. Agora depende de uma derrota ou empote do Verdão diante de seu rival, Atlético/MG. E o Sport segue vivo na luta por uma vaga na Sulamericana/2008.

E o Paraná Clube, ganhando do Santos por 2 a zero, deixou o Peixe virar (Paraná 2 X 3 Santos) e, apesar de ainda ter chances de sair da zona de rebaixamento, depende de muitos resultados para que o pior não aconteça. Até os 28 min do segundo tempo o Paraná vencia por 2 a 0, quando Kleber faz o primeiro gol do Santos, dando inicio à reação da equipe Santista. Bastou 10 minutos de jogo para o time de Luxemburgo garantir a vaga de seu tima para a Libertadores/2008 e praticamente mandar o time Paranista para segunda divisão. Agora o Paraná precisa que Goiás e Corinthians percam na quarta-feira, depois precisa vencer o Vasco e torcer novamente por tropeços de seus adversários.

A rodada continua quarta-feira com mais 3 jogos:

Atlético/MG X Goiás, 21:45, Mineirão
Figueirense X Náutico, 21:45, Orlando Scarpelli
Corinthians X Vasco, 21:45, Pacaembu [ao vivo Rede Globo]